-
Arquitetos: RFA
- Área: 280 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Takumi Ota
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um pequeno complexo de espaços de coworking, pousadas, e oficinas em Odaka Ward, Cidade de Minamisoma, Prefeitura de Fukushima, está localizado na área afetada pelo grande terremoto do Japão Oriental em março de 2011, próximo ao local do acidente na usina nuclear de Fukushima Daiichi, e onde os residentes foram ordenados a evacuar até julho de 2016. Ela funciona como uma "fábrica de ação" que cria novos negócios na área do desastre, tornando-se um ímã de pessoas e reconstruindo o convívio social.
Todos os espaços são delimitados por dois ou mais corredores, sem becos sem saída, e o interior do edifício é estruturado como um caminho variado e sequencial que naturalmente atende a cada usuário. Ao redor da grande escadaria há espaços de encontro, mesas e balcões integrados com as grades, criando uma "praça interna" onde as pessoas são organizadas de forma tridimensional.
Ao lado da grande escadaria está a cozinha, que se torna um lugar onde as pessoas se encontram, como um café na lateral da praça.
A elevação de frente para a estrada é feita de laminados de policarbonato que iluminam o interior de dia e a cidade à noite, enquanto a elevação de frente para o centro da cidade é feita de janelas horizontais contínuas integradas a uma mesa de trabalho. Estas atuam como uma interface semi-transparente que informa ao exterior o que acontece com as pessoas que operam no interior.